domingo, 27 de setembro de 2015

UM TEXTO DE RONALD MENDONÇA

BOOK ROSA


RONALD MENDONÇA
MÉDICO. MEMBRO DA AAL


Aos 14-15 anos tinha a altura de hoje. Um dos meus sonhos era ser goleiro. Mãe Natureza aplicou-me dois golpes: uma altura de um metro e setenta e quatro e uma miopia no olho esquerdo suficiente para enterrar qualquer pretensão desportista, a não ser nas paraolimpíadas. 
Dava a impressão de ser mais velho. Tímido, não conseguia arrumar uma namorada. Acho que meu tio Mané Góis, meio-irmão da minha mãe, uns cinco anos mais velho, condoeu-se da minha solidão. Avesso às bebidas alcoólicas, Manoel tinha a confiança do meu pai para levar-me ao Bar do Chopp e às boates de Jaraguá.
Minhas cansadas retinas registraram o aspecto físico de algumas mulheres que habitavam o puteiro de Jaraguá. Decadentes, cabelos assanhados, “rostos sulcados pelo arado do tempo” e seios outonais. Ainda não tinha o olhar para abdome, coxas e “Les derrières”. Ainda assim, movia-me o desejo e a curiosidade das primeiras experiências.
Meu tio, a antítese do boêmio, preferia ir cedo, entre 8hs-9.30hs da noite, antes que as boates estivessem “oficialmente” abertas e as meninas maquiadas. Minha mesada era quase toda consumida, como recompensa pelos primeiros exercícios. Às vezes sobrava o do ônibus.
Essa visão me marcaria. Poucos anos mais tarde, o aparente glamour daquelas meninas borboleteando de mesa em mesa, quase bonitas em seus escarlates batons, já não provocavam o mesmo sequioso impacto. Compreendi que ali estavam mães de filhos e filhas de pais. Era uma vida horrorosa. Não tinha nada a ver com relatos romanceados das novelas.
Esta semana, durante prosaico corte de cabelo, soube o que a metade da cidade já sabe. Angel, personagem do seriado Verdades Secretas, diferentemente das garotas das boates de Jaraguá, esbanja saúde em qualquer horário. Muito linda a Angel. Quero crer que ela faz jus aos cinco mil reais que fatura quando “sai” com o milionário “mão aberta” Alex. Ela não é uma garota de programa. Ela faz “book rosa”. Enquanto aguarda sua carreira de modelo decolar. Na verdade, sua intenção é ajudar a avó. Qual é o problema? Então, avó nasceu apenas para ser comida pelo Lobo Mal?
É como o PT & Cia. Durante anos humilhados pelos patrões das montadoras, que só fizeram sugar nas suas carótidas, os companheiros deram a volta por cima. Eles não são ladrões. “Eles fazem “Book Rosa” na Petrobrás. Para ajudar à família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário